
Declaração Pública de Redução de Emissões
A Sultécnica, comprometida com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas, apresenta seu mais recente Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), referente ao ano de 2023.
Após um rigoroso processo de avaliação, conduzido de acordo com a metodologia do GHG Protocol, identificamos que nossas emissões totais nos escopos 1 e 2 somaram 61,329 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e). Deste total, 31,492 tCO2e foram provenientes do escopo 1 (emissões diretas) e 29,837 tCO2e do escopo 2 (emissões indiretas da energia). Além disso, registramos a emissão de 2,802 tCO2 biogênico no escopo 1.
Analisando os dados, constatamos que a energia elétrica foi a principal fonte de emissão, correspondendo a 48,65% do total, seguida pela combustão estacionária, com 34,21%. Em relação aos gases, o CO2 representou a maior parcela das emissões, com 74,70%, seguido pelo CH4 (25,29%) e HFCs (0,002%).
Com o compromisso de contribuir para um futuro mais sustentável, a Sultécnica estabelece a meta ambiciosa de reduzir suas emissões em 30% até 2030, em linha com os objetivos nacionais estabelecidos no Acordo de Paris. Meta comprometida pelo Brasil.
Diante desses resultados, a Sultécnica reafirma seu compromisso em reduzir significativamente suas emissões de GEE nos próximos anos. Para tanto, estamos implementando um plano de ação abrangente que inclui:
Otimização do consumo energético: Investimentos em tecnologias mais eficientes, como ar-condicionados com gases de menor GWP, e aumento da iluminação LED.
Aumento da utilização de fontes de energia renovável: Substituição do combustível fóssil nos veículos da empresa (gasolina), por combustíveis renováveis (álcool).
Melhoria dos processos produtivos: Adoção de práticas mais limpas e eficientes, além da capacitação das equipes de engenharia de resultados, com foco em realizar uma análise detalhada dos efeitos.
Aquisição de energia proveniente de fontes renováveis: Priorização de contratos com fornecedores que utilizam fontes limpas e certificados de Certificação I-REC.
Acreditamos que a transparência é fundamental para alcançarmos nossos objetivos. Por isso, disponibilizaremos nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa anualmente neste site, para que todos os nossos stakeholders possam acompanhar nosso progresso.
A Sultécnica está empenhada em contribuir para um futuro mais sustentável e a deixar um planeta melhor para as próximas gerações.
Joarez Lopes Brum,
Diretor,
Sultécnica - 2025